quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Atualização Patrimônio Financeiro AGO/17

Rentabilidade Mensal: -0,26%
Rentabilidade Anual: 2,74%
Aporte: R$ 1.900,00





Voltei a aportar com o dinheiro das férias, e a empolgação voltou também com o patrimônio bem próximo dos 10k, essa é a importância de todo mês aportar, nem que seja uns 300 temers, apesar de que sendo pouco, alguns investimentos com taxas e corretagens não valem a pena, mas dai sempre tem poupança, tesouro direto, isso ajuda a manter o ânimo, é mais ou menos como ler um livro, se deixar na estante por uma semana já fica mais difícil de voltar do que lendo umas duas páginas por dia.


Carteira




O aporte desse mês foi em FII SAAG11, que paga bons rendimentos, são agências do Santander pelo Brasil, algo que me parece sólido. Mantive a mesma proporção de renda variável e fixa, mas nos aportes do mês de setembro vou apenas de variável, estou analisando MOVI3 e USIM5, e aumentar a proporção de renda variável, assumir um perfil mas arrojado, com maior risco e oscilação, mas que permite maiores ganhos.


Férias

Tirei férias de um mês, um erro, chega uma hora que já não têm mais muito pra fazer, o ideal é 20 no verão e 10 no inverno ou 15 e 15, uma viagem de 7 dias e mais uns dias pra descansar e não fazer nada e até pra resolver algum problema pendente como ir no banco, tirei um mês pois já tinha 2 pra tirar, sendo uma atrasada. Passei uns 12 dias no nordeste, como comentei no último post, comentaram se valia a pena ir para o nordeste tendo loiras de c* rosa aqui no sul, bom, kkkk, eu não iria pegar ninguém aqui e nem lá, e meu poder de barganha lá é maior que aqui, e pude perceber uns olhares e uma aceitação melhor que aqui no sul que ajudou na minha auto estima e confiança. Mas o fato é que eu queria curtir as praias, o calor, as paisagens, enfim, era pra desopilar da rotina massante diária de trabalho.

Porém um fato importante aconteceu durante as férias o que acabou comprometendo parte das minhas férias, como veremos logo em baixo, fui nomeado em um concurso que estava esperando há 3 anos, e tive que passar boa parte das férias na minha cidade agilizando exames, documentos, entrevistas, burocracias, na empresa atual e pra onde vou trabalhar.

Novo Emprego




Sou servidor público, trabalhei uns 2 anos na iniciativa privada, na época conheci o movimento da Real, que me abriu os olhos para a realidade profissional no Bostil, vi que iria passar anos ganhando pouco mais de 1 salário mínimo, lembro que uma vez tentei comprar um ap na planta, o corretor, pasmem, era amigo da família há anos, muito próximo, queria me empurra um ap mesmo vendo que eu não poderia pagar, ele não fez questão nenhuma de me dizer as inúmeras parcelas com nomes diferentes que eu teria que pagar até a entrega das chaves e nem que eu não tinha salário suficiente para o financiamento, por sorte minha mãe me alertou. Um belo dia endoidei e pedi demissão do emprego pra estudar pra concurso, a única coisa que meu chefe falou foi que se eu ficasse, em uns 10 anos eu poderia ser efetivado, acho que ele tava debochando.

Comecei a estudar pra concurso, meu curso têm muitas vagas e pouca concorrência, o que facilitou, porém eu coloquei na cabeça que iria estudar o dia inteiro, desliguei celular, desativei redes sociais, cortei filmes, séries, jogos, saídas, amigos, ou seja, eu tava focado demais, inclusive contando as horas estudadas e pausando até pra olhar para a parede, acho que esse tem que ser o espírito, pois eu queria me livrar daquela desgraça o mais rápido possível, isso não é vida. 

Ao todo, cheguei a estudar uns 8 meses, ao longo de junho de 2013 até mais ou menos o meio do ano de 2014 quando fiz minha última prova de concurso na vida (espero), esse do qual fui chamado agora. Desde 2014 fui nomeado em dois concursos, um fiquei pouco mais de 1 mês e meio e já fui chamado pra outro onde estive até agora, era um lugar bom de trabalhar, salário bom, eu já estava aceitando que ficaria nessa empresa pro resto da vida, e eu até teria uma vida boa como vinha levando, com ap e carro próprio, viajando, tendo meus lazeres e agrados, desde que não casasse, tivesse filhos ou qualquer coisa mais radical como uma doença. Demorou 3 anos para me chamarem nessa última nomeação, e com essa crise eu já estava aceitando a derrota, mas eis que então veio a surpresa.

O salário vai praticamento dobrar, já quitei todas as minhas dívidas, só restou o financiamento imobiliário que pretendo aumentar o valor da parcela e quitar em uns 3 anos, e os cartões com móveis do ap que vou quitar em uns 7 meses, ou seja, em breve terei esse salário de mais de 10k quase todo para curtir a vida e ainda aportar uns 2k por mês no mínimo, pois o objetivo de se aposentar +- aos 40 continua forte, nunca que vou trabalhar até os 70, mesmo que seja funça.

A sensação de uma parte tão importante da minha vida estar resolvida antes dos 30 é indescritível, é tirar um peso das costas, ganhar um salário justo, um trabalho onde não exista pressão por metas e horários de escravo, muito bom, devo começar no novo trabalho ainda no mês de setembro, então trarei mais novidades sobre o novo trabalho, pois posso ir para vários setores e fazer n atividades, só sei que continuarei na minha cidade.

Aos que são contra funças, sinceramente eu to cagando, eu já estudei muito de economia, sei do problema de um estado inchado, sei que funças querem cada vez mais, mais benefícios, mais nomeações, mais órgãos, mais secretarias, mais dinheiro, isso é uma bola de neve. Mas e daí, provavelmente nem essa nem a próxima geração vai ver alguma mudança significativa nisso, chega um político e aumenta o estado, vem outro e diminui, a própria mão invisível trata de ajeitar as coisas, mostrar quando o estado está muito grande e políticos mais liberais são eleitos, depois inverte, porém os funças estão sempre lá, atualmente estamos vendo que algumas coisas são insustentáveis e estão caindo, como a previdência, triênios, prêmios por tempo de serviço, porém o mais importante, o salário continua muito superior ao da iniciativa privada, e a estabilidade ajuda contra a pressão e a carga horária é respeitada. Enfim, funças vão existir sempre, os concursos estão lá e se não for eu será outro, vou assumir, trabalhar, montar um belo patrimônio para me aposentar e não gastar tudo feito o brasileiro médio, mas acho muito difícil algum dia eu perder meu emprego ou ser parcelado, já que não é executivo.

Esse foi o melhor mês da minha vida, de férias, nomeado pro concurso.

Então é isso, até mais.

2 comentários:

  1. PArabens mano!!!! Fiquei feliz por voce. Tambem sou servidor publico e estou aí com esperança em um concurso federal que fiz o qual vence em 2019. Só falta os fdp congressistas aprovarem as vagas já que faltam mtos servidores. No mais, vou estudando para outros e vivendo minha vida. Abraço. depois visite meu blog

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Sua vida mudará da água para o vinho. Seja bem vindo para o mundo dos servidores públicos!

    ResponderExcluir