segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Carpe Diem





Só quero fazer uma desabafo. 

Toda minha vida foi muito correta, mãe boa que me protegia demais, não me permitia sair muito de casa, escola concluída com facilidade, direto pra faculdade com 18 anos, formado aos 21, com 23 comecei a estudar pra concurso, e já em 2014 passei em um concurso com salário superior à 10k, onde estou agora, com ap próprio, carro de mais de 100k (chimpisse, mas ok). Tive minha fase de ir pro mundo e festas, pegar mulheres, namorei uma vez, com 21 anos, mas foi pouco tempo, uns 8 meses, não tenho muita dificuldade com mulheres, pra pegar ao menos não, mas não consigo manter por muito tempo. Porém sempre fui uma pessoa introvertida, e que sem estar bebendo sou chato, falo pouco, tenho dificuldade de me entrosar. 

Nos último 3 anos eu passei "neutro", sem ter nenhum sentimento de paixão por mulher, ou solidão, porém de uns 4 meses pra cá, quando me mudei e passei a morar sozinho e quando fui chamado nesse órgão onde passei no concurso em 2014, comecei a me sentir muito carente, solitário, me apaixonando por qualquer mulher que me desse a mínima atenção. É como se a minha vida estivesse quase que 100% definida, sinto como quando se zera um jogo, depois perde a graça continuar jogando.

Em janeiro de 2018 conheci uma mulher, 26 anos. O jeito que ela me olhava me cativou, muito simpática, era uma moça cheia de vida, viaja bastante, tem vários amigos, não tem dificuldade de conhecer pessoas novas, está sempre de bem com a vida, me contou de várias vezes que simplesmente viajou sozinha, fica em hostel, cheia de histórias pra contar, pode até não ter dinheiro, mas nada prende ela no lugar ou pessoa, ela é a definição perfeita de Carpe Diem. O instagram dela é cheio de fotos em lugares diferentes e com pessoas diferentes. A relação que mantive com ela não faz diferença, transamos algumas vezes e nem foi tão bom, não tenho nenhuma intenção de ter algo com ela nem estou apaixonado.

Eu nunca gostei desse estilo de vida, pois nossa juventude dura pouco e depois dos trinta já não é mais sustentável viver assim, e o que sobra é trabalhar em subempregos e passar dificuldade até o resto da vida, ou dependendo dos outros e sofrendo humilhações.

Porém convivendo com essa menina, acabei comparando com minha vida e ficando muito mal. Logo ela largará tudo na minha cidade e vai morar na Europa com um cara que ela mal conhece, e se não der certo ela volta e azar. E eu fiquei pensando, eu vou passar o resto da vida aqui, na mesma cidade que nasci, no máximo tirando algumas férias uma vez por ano, fazendo todos os dias as mesmas coisas, vendo as mesmas pessoas, assistindo algumas séries bostas, fazendo academia, indo nos mesmo lugares pra beber fim de semana, com as mesmas pessoas.

Eu sei que eu deveria estar feliz com a minha situação, um trabalho fácil que paga muito bem, ap próprio, carro bom, boa família, bons amigos, mas não estou feliz. Será que uma namorada me ajudaria a me tirar da rotina e da "depressão", ou talvez alguns hobbies pra ocupar minha cabeça?

15 comentários:

  1. Voce precisa mais de de hobby. Estar feliz consigo mesmo. Não coloque sua felicidade na mão de terceiros (mulheres). Um dos motivos dos aportes é voce ter liberdade para lá na frente fazer o que achar melhor quando alcançar IF. Veja a história do Soulsurfer. ele era AGU e depois de mais de 15 anos juntando e investindo largou o cargo e vive viajando, etc.

    Sobre esta mulher, conheço muitas assim. Viajam para a Europa, às vezes sao bancadas pelo homem, outras ficam em subempregos vivendo essa vida. Mas lembre-se que a idade chega, a beleza acaba e uma pessoa mais velha não aguentaria exercer atividades antes tao bem quando na jovialidade.

    Saia mais, conheça novas garotas, viaje mais. Final de semana viaje para uma cidade maior e proxima da sua, ou vá pra praia. Frequente outros lugares e viva sua vida sempre no equilibrio. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback GA, acho que o meu medo é olhar pro futuro e me ver na mesma situação, mesmo trabalho, mesma rotina, mesmas pessoas, mesma cidade. Eu sou uma pessoas que gosta de mudar, de sair da rotina, mas preciso vencer algumas barreiras como ser mais extrovertido, começar a fazer as coisas sozinho (como a menina do relato, ela viaja pra longe sozinha, provavelmente só reserva um hostel e lá ela já vai arranjando amizades, pra conhecer lugares, fazer festa, e até pra combinar outras viagens).

      Por falar em aporte, esse mês acabei tirando parte do meu investimento, pois gastei demais com viagens, festas e o carro. E agora com essa fase, comecei também a questionar se estou fazendo certo em me privar de coisas agora, quando sou novo, para talvez usufruir lá na frente e sem tanta intensidade, até pq sou servidor publico e tenho estabilidade e um emprego tranquilo. Será que eu nao deveria aportar menos agora e usufruir mais. Apenas a título de exemplo, alguns parentes meus vao viajar pro RJ, sera q eu nao deveria passar o final de semana lá, e até compensar e tirar uma sexta ou segunda.

      Excluir
    2. Aporte sempre com equilíbrio. Viaje mais e viva sua vida. Só não pode radicalizar dos dois lados. Eu mesmo vou começar a viajar mais. Em abril vou viajar com minha ficante predileta para o nordeste e fim do ano pretendo fazer outra viagem. E o melhor: sempre aporto sem radicalizar. Abraço

      Excluir
  2. Aportador, não sei ao certo sua idade, algo em torno de 30 provavelente, mas o seu "problema" não é dinheiro.

    Acho que a maioria das pessoas não sabem ao certo o que é "curtir" a vida, por mais estranho que isso possa parecer, não fomos criados apenas pra "curtir", pelo contrário a ideia é estarmos sempre conectados a algo, emprego, faculdade, casamento etc etc etc.
    Uma vida 100% livre creio que seria tóxica pra muitas pessoas.
    A rotina que você descreveu, é a rotina de pelo menos uns 85% das pessoas, inclusive gente rica. Portanto não se martirize com isso.
    Se você considera ter amigos e tem outras atividades além do trabalho, você já está na frente de muita gente, pode ter certeza.
    Eu também sou mais "introvertido" não no nível readical, mas sou um cara que fica preso a rotina e não tem ousadia.
    Sinceramente, não sei se vou mudar essa característica, talvez melhorar alguma coisa, isso sempre é possível.

    Quem banca essa sua amiga?
    Não existe almoço grátis e você sabe disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela opinião anon.

      Tenho 26~28

      Na verdade estou numa fase muito confusa, eu não sou o tipo de pessoa que quer curtir a vida todos os dias, de segunda a quinta eu levo uma vida tranquila, na rotina. O problema é que nos últimos meses estou me sentindo entediado, solitário. Na verdade o problema que abordei nesse post foi ver q o meu futuro já não terá grandes mudanças, que eu já não tenho mt mais pra conquistar, é um vazio existencial.

      Pensando racionalmente, eu tenho uma vida muito boa, eu sei disso e não deveria reclamar, só gostaria de não ter esses sentimentos.

      Uma coisa que me veio à cabeça agora, é que sou servidor público. Isso pra mim é o maior causador de depressão. Não faz diferença nenhuma eu fazer o meu trabalho ou não, não tem pressão nenhuma e tb nenhum incentivo. Mas quem sabe me esforçando mais eu não melhoraria minha cabeça, pois ai chegaria em casa cansado, de cabeça cheia, sem ficar o dia inteiro viajando pela internet e pensando em bobagem. Vou experimentar.

      A moça pode parecer uma noiada vidaloka carpediem qualquer, mas tem 2 faculdades. O problema é que são em áreas ruins. Passou por vários empregos. Realmente fiquei mal por ver q ela é MUITO mais feliz q eu e leva uma vida mt mais cheia. Porém é aquilo, olhando o instagram das pessoas, conversando meia hora, é fácil falar só de coisas boas, a grama do vizinho é sempre mais verde. Quanto a quem banca ela, acho q ela vive uma vida bem low profile, ganha um pouco do trabalho, vive com uma mulher (é bissexual) pra dividir aluguel, deve receber dinheiro de um "namorado" da europa (por isso ela vai embora), os pais morreram então não descarto uma herança ou pensão, enfim, não sei de onde tira dinheiro, mas sei que é pouco, é não necessário muito pra levar uma vida dessas, principalmente sendo mulher. A mina deve fazer umas viagens de ônibus, ficar em hostel, já se enturmar e nem pagar comida, a mina tem experiência nisso.

      Excluir
    2. Aportador, também sou funcionário público, ganho bem menos que você, moro numa cidade pequena sei bem o que é essa sensação que você tem.

      Na cidade onde moro o mercado de trabalho é pífio, assim como a maioria dos salários, dessa forma pra ter uma mudança mais profunda só tirando um coelho da cartola e empreendendo ou mudando de cidade em busca de algo que nem sei bem o que seria.
      Por isso que disse que a situação que está passando é até comum.

      Acho que o que está piorando é o fato de estar morando só, numa cidade diferente. Isso pesa nessas horas. Eu ainda moro com familiares...

      Quanto a essa mulher, cara no instagram há perfis de cinema, vidas d cinema.
      Eu mesm conheço o perfil de algumas moças que morar na capital do Estado onde vivo que são quase inacreditáveis.
      Viagens pra todo canto, fotos em hotéis de bom nível, praias, restaurantes etc. Mas como disse alguém banca isso.
      As vezes acho que algumas dessas mulheres são bancados por homens em troca de sexo, só pode ser, pois tem 20 e poucos anos e tem suposto padrão de vida fora da curva, mas é apenas uma opinião e não vale pra todas.
      Por outro lado são mulheres "alternativas" bi sexuais, baladeiras, bebem muito etc etc. Encararia um relacionamento com uma mulher assim?

      O que posso dizer é que hoje o ideal seria você sair um pouco das redes sociais, isso só vai aumentar sua sensação de inadequção
      Procure ler conteúdos positivos e que vem a agregar algo, livros, sites, blogs etc, não fique alimentando setimentos ruins, acho que isso é um bom começo pra mudar um pouco seu ânimo.

      Quanto a estagnação no trabalho é algo que também passo e de certa forma me sinto preso no meu emprego. Isso ainda tenho que melhorar.
      Por enquanto vou focando em um dia de trabalho de cada vez, talves fazer concurso, ou mesmo tentar empreender com baixo custo.

      Excluir
  3. Lendo o seu post e comentário tive alguns pensamentos curtos:

    - No Instagram você só vai encontrar as pessoas tentando mostrar suas melhores "formas";
    - Digamos que você acelerou sua vida. Como você disse, parece que sua vida já esta no 100%. Há pessoas que atingem essa coisa de carro, ap, trampo ok aos 35~50 anos e ficam refém disso quase para sempre pois agora eles possuem familia e pessoas que dependem deles. Considere você um cachorro que corria atrás de um carro, agora você alcançou o carro e não sabe o que fazer.
    - Cidade pequena dá essa sensação. Mesmos lugares, mesmas pessoas.
    - Como disseram, tenha um hobby.
    - Você precisa de Ciclos, novos desafios. Uma promoção daria esse efeito, se mudar para outra cidade, mas ai é complicado pois você funcionário publico. Uma namorada até ajudaria, pois você acaba tendo coisa para fazer, pois tem que se doar, conhecer os amigos dela, conhecer a familia dela etc.

    Mas lembre-se, são apenas pensamento meus. Você pode discordar ou concordar com eles.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta.

      Cara, realmente no instagram só é postado o que é bom, ou feito para parecer bom quando não tem nada de mais, como postar uma xícara de café, algo totalmente comum, mas que olhando passa a imagem de uma pessoa com gostos, com personalidade. Mas o que me chama a atenção é que o perfil dela não tem nada inventado, ela apenas tira foto de lugares que ela visitou, e são muitos. Ela é mais nova que eu e conhece muito mais do mundo que eu. Isso me lembra algo que o Pobretão gostava de falar, incrível como pessoas com bem menos dinheiro que eu são muito mais felizes que eu, parece que todo mundo ao meu redor esta se divertindo menos eu. Claro que a gente vê apenas a parte boa, eu conheço a rotina dessa moça e sei que era muito pior que a minha, trabalhava muito mais, serviço mt mais cansativo, e recebia menos, a diferença é que quando chega final de semana, férias, feriadão, a mina ta sempre em alguma trip, com pessoas diferentes, fazendo novas amizades, novas experiências. Isso me fez questionar minha vida, minhas escolhas, será q eu não deveria viajar uma vez por mês pra algum lugar bacana, q seja apenas no final de semana, dá pra aproveitar muito bem 2 dias, voltar de alma lavada, e gastar não mais que 2 mil por viagem.

      "Considere você um cachorro que corria atrás de um carro, agora você alcançou o carro e não sabe o que fazer." Perfeito esse exemplo, é exatamente o que eu sinto, é um vazio, por não ter muito mais a fazer, a princípio pode parecer bom, mas acaba sendo meio monótono, estar estudando, trabalhando, correndo atrás, te mantem ocupado, com a cabeça cheia, não tem tempo pra ter tédio.

      Moro em cidade grande, quanto a isso não posso reclamar, tenho oportunidade de conhecer muita gente, lugares novos, hobbys novos, isso não é desculpa pra mim, só preciso tomar iniciativa e ir pro mundão.

      Eu sei que namorar não iria melhorar 100%, mas nos poucos momentos que tive uma ficante pra conversar nesse começo de ano, foi muito bom, isso é a carência, mas fazer o que, se puder me ajudar, nao evitaria não, claro q os problemas de namorar seriam outros, ou seja, seria trocar uns problemas por outros, mas no momento me ajudaria muito, e estou em busca disso.

      Abraço.

      Excluir
  4. Vou lhe dizer uma coisa, você está em uma condição que muitos da blogosfera não estão e muitos ao seu redor também não estão, você tem um ótimo salário, é jovem, tem AP, carro. Você precisa se ocupar, a vida não é perfeita, mas te garanto que muitos sonham em ter um salário como seu e ainda mais com a estabilidade, como disse nada é perfeito, mas se está insatisfeito você pode ter uma vida mais frugal, aportar e poupar o máximo possível e quem sabe como disseram ai em cima fazer igual ao Soul Surfer, mas antes quem sabe você não pode por exemplo tirar uma licença não remunerada para ver se vai querer parar mesmo !!!

    Se ocupe !! nada disso de ficar carente... na sua condição tem muita mulher para passar o rodo ainda rs

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela contribuição Stifler.

    Sei das minhas condições acima da média. Essa deprê é um pouco de frescura, e de fato preciso ocupar mais meu tempo e isso logo passará.

    O que pretendo fazer é tirar minha licença prêmio, de 3 meses e fazer um mochilão pela Europa ou eua, mas isso seria daqui ha 5 anos. Por enquanto pretendo curtir um pouco mais, por isso talvez não seja a hora de aportar muito e levar uma vida mais frugal, estou repensando minha vida seriamente, de que adianta guardar, muito hoje e me privar das coisas boas, pra talvez daqui ha uns 15 anos parar de trabalhar pra continuar economizando. Não sei se isso está certo e se não me arrependerei depois. Quero aproveitar enquanto ainda sou jovem. Claro que pretendo continuar aportando, porém devo diminuir os aportes. Agora mesmo acabei de comprar ingresso pra um show internacional que vai ocorrer na minha cidade.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, tem que curtir mesmo !! se já tem esse objetivo curta !!! aproveite que você é novo e pode se dar esse luxo !! como você disse deixe a frescura de lado rsrs

      Excluir
  6. estou numa situação bem semelhante que a sua, a única diferença é que sou noivo, tenho um relacionamento afetivo estável.

    acho que precisas de um hobby na verdade, algo que você tenha prazer fazendo, para não ficar no marasmo da rotina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon, quanto tempo de relacionamento?
      Ela seria parceria para novos hobbys?
      Acho q uma namorada iria me ajudar nesse sentido, caso eu quisesse fazer alguma coisa, já teria uma parceria, estou me iludindo?

      Excluir
  7. Eu vim para este site apenas para testemunhar um homem poderoso que trouxe meu amante de volta para mim dentro do prazo de 48 horas, cujo nome e informações de contato são Dr.Akpada e você pode contatá-lo via (akpadatemple@hotmail.com) ou watssap +27844130246. No começo eu nunca acredito que ele nunca será capaz de trazer de volta o meu amante para mim, mas hoje, com a ajuda do Dr.Akpada, eu e meu amante estamos juntos novamente

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o texto. Não acho certo você se envolver com alguém com essa cabeça, a não ser que você realmente queira. Na vida as vezes a gente tem que sofrer um pouco pra se sentir vivo. Tente ser feliz sozinho, não posso te aconselhar muito pois vivi por muito pouco tempo, mas na minha opinião, achar alguém pra tapar esse buraco só vai piorar as coisas.

    ResponderExcluir